Como evitar baixa autoestima causado por dentes tortos na adolescência

Primeiramente vamos esclarecer algumas coisas sobre dentes tortos, ou dentes mal posicionados. Eles podem provocar uma série de problemas, não somente o estético, que está ligado a autoestima. E esta série de problemas podem sim, atrapalhar a sua autoestima.
A sua saúde bucal está ligada a toda a saúde do seu corpo!
Os dentes não estão ligados somente a baixa autoestima causada por dentes tortos, há muito mais envolvido nisso.
Preste atenção nos problemas apresentados aqui, que o mal posicionamento de alguns dentes podem causar:
Os dentes tortos podem causar dificuldade na mastigação dos alimentos. Por estarem desalinhados a mastigação e a trituração não ocorrem de forma correta e pode causar algumas dificuldades. A primeira delas tem a ver com a compressão deste alimento, pois como ele fica pouco comprimido, não massageia as gengivas corretamente e causa nelas sangramentos e volume aumentado (hipertrofia). A segunda tem a ver com com a passagem do alimento pela garganta mesmo. Com o alimento mal triturado as chances de se engasgar é maior.
Um dos problemas mais chatos de dentes tortos são quando eles atrapalham a fala, a fonética. Falar errado na frente de amigos ninguém merece. Os dentes tortos atrapalham a movimentação natural da língua.
Agora outro problema dos dentes tortos é está relacionada com a respiração. Como os dentes ficam mal posicionados, a respiração pela boca fica favorecida. A respiração pela boca causa sequidão nas gengivas, língua e bochechas por falta de salivação. Esta respiração é prejudicial para a saúde, já que causa irritação à gengiva, aumenta as chances de aparição de cáries e até mesmo alterações no posicionamento da língua. Esta respiração bucal, como ela deixa a boca toda seca e acarreta em todas estas consequências, devido a isso causa também mau hálito, um dos grandes medos dos adolescentes.
Agora a parte mais temida pelos jovens, a estética! Sim, além de todas as consequências apresentadas acima, os dentes tortos deixam um sorriso nada agradável, uma aparência estranha. Os famosos “dentes encavalados”, motivo de chacota dos causadores de bullying. A vida de muitos adolescentes neste período foi um verdadeiro desafio por causa disso. Nestes tempos onde a busca pela perfeição da aparência é extrema, um sorriso com dentes tortos acaba com a autoestima de qualquer um.
Você percebe agora que não é só de estética que vive um sorriso?
Um belo sorriso vai mais além do que uma aparência, ele envolve toda uma questão de saúde.
E o que fazer para evitar a baixa autoestima causada por dentes tortos?
Não se preocupe, estes dentes tem concerto. Dente que nasce torto, não precisa morrer torto!
Para isso existem algumas técnicas onde os resultados são satisfatórios. As duas principais técnicas são:
TRATAMENTO ORTODÔNTICO
Trata-se do uso de aparelhos ortodônticos, móveis ou fixos para realinhar os dentes tortos, aqueles aparelhos que vão na boca, que muitos evitam, mas que se usados corretamente quando necessários, evita a baixa autoestima causado por dentes tortos ao corrigi-los. Esta é a técnica mais utilizada pelos dentistas. Os aparelhos fixos são compostos por bráquetes, que podem ser metálicos, plásticos ou cerâmicos. e são unidos ao dentes por adesivos ou cimento. Já os aparelhos móveis ou removíveis são encaixados na boca, podendo ser removidos tanto pelo paciente como pelo ortodontista. Podem ser ortodônticos, para pequenas movimentações dentárias, ou podem ser ortopédicos, utilizados nas correções de alterações ósseas.
O tratamento ortodôntico visa restabelecer a oclusão dentária. Não entendeu? Nome difícil? A gente explica: “A oclusão dentária é o perfeito engrenamento entre os dentes superiores e os dentes inferiores”. Isso além de evitar e corrigir os problemas já mencionados, melhora a autoestima.
A ortodontia e os ortodontistas, são especializados no crescimento da face e no desenvolvimento da dentição. Prevenindo e corrigindo possíveis desvios dentários.
Visite o seu dentista e converse com ele sobre isso.
CIRURGIA DE CORREÇÃO
Alguns casos extremos são somente corrigidos com cirurgias de correção chamadas de ortognáticas. Estas cirurgias reposiciona os maxilares. São recomendadas somente quando o uso dos aparelhos ortodôntico não surtirão efeitos.
A melhor forma para saber sobre tudo isso é visitando regularmente o seu dentista. Na DOCTOR DENTE, temos todos os especialista para ajudar com a sua autoestima e lhe proporcionar um sorriso contagiante e saudável.